Melhores da Base

Notícias |

Copa São Paulo de 1996 | 30/03/2016 às 12:20:00

América-MG Campeão da Copa São Paulo Sub-20 de 1996

Decisão Mineira


Os Campeões desfilam pelas ruas da Capital Mineira


Em 1996, o América foi Campeão da Copa São Paulo de Juniores (Sub-20). O título representou o grande trabalho das Categorias de Base do América, responsável por revelar muitos jogadores importantes para o futebol Brasileiro e Mundial e que já conta com 4 títulos nacionais (Copa São Paulo de 1996, Brasileiro Sub-20 de 2011 e duas vezes a Taça BH, que agora é Sub-17).
 
Durante a campanha, o América revelou jogadores como Gilberto Silva, que participou de 3 Copas do Mundo à serviço da Seleção Brasileira, Nakazawa, capitão da Seleção Japonesa em 3 mundiais, Rinaldo, artilheiro do Campeonato Mineiro de 1998 e eleito a grande revelação da Copinha de 1996, além do Zagueiro William, que depois passou pelo Corinthians Pta. e o lateral Evanílson, com passagens pela Seleção Brasileira na Copa América de 1999 .
 
O título foi ainda mais celebrado por ser conquistado sobre o rival Cruzeiro, numa final Mineira inédita. Na volta à Belo Horizonte, o elenco Campeão foi saudado pelos torcedores americanos durante uma carreata pela cidade sob o carro de bombeiro, sendo posteriormente recebidos pelo Governador Eduardo Azeredo, primeiro governador de Minas Gerais nascido na Capital e torcedor declarado do 'Coelho'.

Em 1996, o América foi campeão da Copa São Paulo de Juniores, principal competição nacional da categoria. O título representou a grande consagração das categorias de base do América, responsável por revelar tantos jogadores importantes do futebol brasileiro e mundial e que agora já acumula 4 títulos nacionais (Além da Copa SP de 96, o América já foi campeão brasileiro sub-20 em 2011 e já levou duas vezes a Taça BH).
 
Durante a campanha, o América revelou jogadores como Gilberto Silva, que participou de 3 Copas do Mundo à serviço da Seleção Brasileira, Nakazawa, capitão da Seleção Japonesa em 3 mundiais, Rinaldo, artilheiro do Campeonato Mineiro de 1998 e eleito a grande revelação da competição de 96, além do zagueiro William, capitão do Corinthians de Ronaldo, e o lateral Evanílson, que foi convocado para a Copa América de 1999 .
 
O título foi ainda mais celebrado por ser conquistado sobre o rival Cruzeiro, após vitória por 2×1 em pleno estádio do Pacaembu, em São Paulo, durante uma final inédita para ambos os clubes. Na volta à capital mineira, o elenco campeão foi saudado pelos torcedores americanos durante uma carreata pela cidade sob um carro de bombeiro, sendo posteriormente recebidos pelo governador Eduardo Azeredo, primeiro governador de Minas Gerais nascido na capital e torcedor declarado do Coelho.
 

Grupo Campeão posa para a foto oficial

Jogos e Campanha do Campeão

1ª Fase - Fase de Grupo
Botafogo (RJ)   2x2 América
Juventude (RS) 0x1 América
Paulistano (SP) 1x3 América

Oitavas
São Paulo (SP) 0x2 América

Quartas
Internacional (RS) 0x1 América

Semi
Nacional (SP) 0x1 América

Final
Cruzeiro (MG) 1x2 América

Campanha
07 Jogos / 06 Vitórias / 01 Empate / 12 Gols Pró / 04 Gols Contra / 08 Saldo de Gols 


Ficha da Final

América 2x1 Cruzeiro 
Local: Estãdio do Pacaembu. Gols: Willian e Rinaldo e Da Silva. 
 
América Mineiro
Ailton, Evanílson, Fábio, William e Dário. Claudiomir, Paulinho (Ânderson) e Heitor (Paulo). Richard, Baiano e Rinaldo. Técnico: Ricardo Drubscky 
 
Cruzeiro
Rodrigo Posso, Marquinho, Derlam, Lúcio Mauro e Alex. Dante, Léo (Gu) e Missinho. Picoto (Jeferson Feijão), Da Silva e Dê (Nado). Técnico: Vantuil Rodrigues
 

Semifinais 
América Mineiro 1x0 Nacional
Paulista                1x2 Cruzeiro 
 
Decisão do 3º Lugar 
Nacional 1x2 Paulista


Colocação Final


1º América Mineiro (Minas Gerais)
2º Cruzeiro               (Minas Gerais)
3º Paulista                (São Paulo)
4º Nacional              (São Paulo)







« voltar




Giro da base


DESTAQUES

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


MELHORES DA BASE © 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS