Diego Armando Maradona nasceu em Buenos Aires (Argentina) no dia 30/10/60.
“El Pibe de Oro” ou simplesmente “Dios” são alguns dos apelidos que o craque recebeu ao longo de sua carreira. Considerado por muitos o melhor jogador de futebol argentino, nasceu, cresceu e deu seus primeiros toques na bola no subúrbio da capital portenha. Foi ali que desenvolveu o futebol que o levou para o Argentinos Juniors.
Rapidamente saltou do juvenil (Sub-20) para a equipe profissional. Um ano depois, em 1977, foi chamado pela primeira vez para a seleção nacional. Sua primeira partida foi um amistoso contra a Hungria em 27 de fevereiro de 77. O resultado foi vitória da Argentina por 5×1. Participou de uma lista de pré-convocados para o mundial de 78, mas foi cortado antes do início do torneio.
Em 1981 concretizou sua transferência para seu clube de coração, o Boca Juniors. Passou pouco mais de um ano na equipe, período em que conquistou o campeonato nacional. Antes de jogar o Mundial de 1982 foi vendido para o Barcelona.
Ficou no clube grená por dois anos. Não conseguiu ganhar nenhum Campeonato Espanhol, ficando com a Copa do Rei e a Supercopa da Espanha de 83. Se machucou diversas vezes e protagonizou diversas confusões. Confessou anos mais tarde que foi nessa época que se envolveu com as drogas pela primeira vez.
Acabou acertando sua ida para o Napoli da Itália. Com “El Pibe” no comando conquistou dois Campeonatos Italianos (87 e 90), uma Copa da Itália (87), uma Copa da UEFA (89) e uma Supercopa da Itália (90).
Veja os 5 gols incríveis que o craque fez pelos clubes que defendeu (Canal – Modo Carreira Soto)