O Flamengo conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2016. No Pacaembu, a casa do Corinthians até 2014, e no aniversário de 462 anos da capital Paulista, o Rubro-Negro venceu por 4 a 3 nas penalidades.
Foi a terceira conquista do Flamengo na competição, já tinha ganho em 1990 e 2011. O Timão continua na liderança, com nove títulos.
O jogo
Começou com o Corinthians tendo mais posse de bola, mas com o Flamengo criando mais oportunidades de gol. Logo aos oito minutos, o Goleiro Filipe espalmou uma bomba de Cafu. Aos 14, Paquetá recebeu livre na grande área, mas não conseguiu dominar a bola.
O Timão aproveitou suas duas primeiras chances para abrir 2 a 0. Aos 19, Gabriel Vasconcelos recebeu na área e girou para fazer o primeiro e aos 25, Matheus Pereira chutou forte, cruzado, para ampliar o placar, o Flamengo voltou a criar, mas não as aproveitou.
Logo no início do segundo tempo, a história mudou, logo após a arbitragem anular por impedimento, que não houve, um gol de Paquetá, no primeiro minuto, o Flamengo empatou rapidamente. Aos três, Trindade fez de cabeça. Aos oito, Matheus Sávio invadiu a área pela direita e, com um chute cruzado, empatou a partida.
Osmar Loss e Zé Ricardo começaram a mexer em suas equipes. O jogo voltou a ficar equilibrado, com chances para os dois lados.
O árbitro paralisou a partida por alguns minutos por causa da fumaça de sinalizadores acesos pela torcida alvinegra, que prejudicava a visão dos jogadores em campo.
Disputa nos pênaltis
Filipe defendeu a terceira cobrança do Flamengo, de Kleber. Mas, na sequência, Matheus Pereira tentou uma cavadinha para o Corinthians e jogou a bola por cima do travessão de Thiago.
O goleiro rubro-negro voltou a brilhar, ao defender a cobrança de Gabriel Vasconcelos, o próprio goleiro Thiago poderia decidir a partida, mas fez sua cobrança nas mãos de Filipe – o goleiro alvinegro acabou levando cartão amarelo por provocá-lo.
Mas, nas cobranças alternadas de pênaltis, Thiago defendeu o chute de Claudinho – e também levou cartão amarelo, pelo bate-boca com Filipe. Patrick acertou a sua cobrança e garantiu o título rubro-negro, 4 a 3.
O herói do título
Dener levanta o herói da conquista, Thiago foi o nome do jogo (Foto: Marcos Ribolli)
No tempo normal, o goleiro Thiago brilhou com pelo menos duas grandes defesas, em chutes de Gustavo Tocantins e Claudinho. Mas foi na hora dos pênaltis que o goleiro rubro-negro cresceu. mesmo desperdiçando sua cobrança, defendeu duas e saiu como grande herói da conquista rubro-negra.
Vice-artilheiro da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com sete gols, o atacante Felipe Vizeu, do Flamengo, foi eleito o melhor jogador da competição.
JOGOS DO CORINTHIANS
JOGOS DO CORINTHIANS
2×0 Bragantino
2×0 Botafogo-PB
3×0 Inter de Limeira
6×0 Paysandu
2×1 Guarani
5×2 Internacional
6×1 Ituano
2×1 Cruzeiro
2×2 Flamengo
2×2 Flamengo
Campanha do Corinthians – 09 Jogos / 08 Vitórias / 01 Empate / 30 Gols Pró / 07 Gols Contra / Saldo de 23 Gols
JOGOS DO FLAMENGO
2×1 RB Brasil
5×1 Palmeira
3×1 União de Mogi
3×0 Brasília
1×0 RB Brasil
2×2 Bahia (5×4 nos pênaltis)
2×0 São Paulo
2×1 América-MG
2×2 Corinthians
2×2 Corinthians
Campanha do Flamengo – 09 Jogos / 09 Vitórias / 22 Gols Pró / 08 Gols Contra / Saldo de 14 Gols
Corinthians fez 2 a 0, mas o Flamengo voltou arrasador e aos 8 minutos já havia empatado o jogo
Ficha da Final
Público:
30.216 – Público pagante: 29.212 – Renda: R$ 632.870,00Corinthians 2×2 Flamengo
Local: Pacaembu. Árbitro: Rafael G. da Silva. Gols: G. Vasconcelos, M. Pereira, Trindade e M. Sávio. CA: Gabriel Vasconcelos, Matheus Pereira, Filipe e Thiago (Pênaltis)
Corinthians
22 Filipe 2 Léo Príncipe 4 Vinícius 7 Dawhan e 16 Guilherme. 5 Warian (Matheus Vargas) 8 Maycon e 10 Matheus Pereira. 11 Gustavo Tocantins (Pedrinho) 20 Léo Jabá (Claudinho) e 9 Gabriel Vasconcelos. Técnico: Osmar Loss
Suplentes
1 Zé Guilherme 14 Caio 18 Renan Areias 21 Marheus Vargas 25 Pedinho 29 Rodrigo e 26 Claudinho.
Flamengo
1 Thiago 2 Thiago Ennes 3 Léo Duarte 13 Dener (Michael) e 15 Arthur Bonaldo. 5 Ronaldo 8 Trindade 10 Matheus Sávio (Kleber) e 11 Lucas Paquetá. 7 Cafu (Patrick) e 9 Felipe Vizeu. Técnico: Zé Ricardo
Suplentes
20 João Lopes 4 Lincoln 6 Michael 14 Kleber 17 Patrick 18 Henrique e 19 Alan.
Principais Artilheiros
Geovane Itinga (Bahia) 8 Gols, Felipe Vizeu (Flamengo), Pedro (Fluminense), Gustavo Marcelo (Coritiba) e Pablo (Audax) 8 Gols.
Geovane Itinga (Bahia) 8 Gols, Felipe Vizeu (Flamengo), Pedro (Fluminense), Gustavo Marcelo (Coritiba) e Pablo (Audax) 8 Gols.