Neymar e Philippe Coutinho se formaram juntos para o futebol. Ainda que em clubes diferentes, os encontros da dupla de promessas (ambos nascidos em 1992) eram recorrentes. Os dois fazem parte da Seleção Brasileira desde o Sub-15, disputaram Torneios Sub-15, o Mundial Sub-17 e o Sul-Americano Sub-20, entre outras competições. Se profissionalizaram e alçaram voos mais altos. Atualmente, mantêm a amizade na Seleção principal, enquanto causam impacto na Europa. Uma relação, porém, que também é de admiração.
Em entrevistas, Coutinho sempre comenta sobre a relação com Neymar, com humildade para falar do amigo de uma década. O meia do Liverpool se colocou como mais um fã do atacante, dizendo até mesmo que se inspira em seu jogo.
“Adoro jogar ao lado de Neymar. Ele é nosso principal ídolo no futebol brasileiro. Ele é o melhor jogador e procuro me espelhar nele. É um grande amigo e é ótimo ter um companheiro de mesma idade que eu admiro. Se você vê o tipo de futebol que ele joga pelo Brasil e pelo Barcelona… É realmente inspirador”, afirmou o meia.
Neymar e Coutinho, adversários na Copa Brasil Sub-17, em 2008
A amizade aumentou dentro e fora de campo, a ponto de Neymar tentar levá-lo para o Barcelona